Aos poucos, smartphone pode substituir carteira de dinheiro
As notas parecem estar, aos poucos, desaparecendo do nosso dia a dia. Alguns já memorizaram até o número do cartão de crédito. Pagar sem dinheiro vivo está em ascensão, e novos sistemas e dispositivos estão constantemente em desenvolvimento para substituir o tradicional papel-moeda. Um deles se encontra em nosso bolso – o smartphone. Mas seria […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As notas parecem estar, aos poucos, desaparecendo do nosso dia a dia. Alguns já memorizaram até o número do cartão de crédito. Pagar sem dinheiro vivo está em ascensão, e novos sistemas e dispositivos estão constantemente em desenvolvimento para substituir o tradicional papel-moeda. Um deles se encontra em nosso bolso – o smartphone. Mas seria o chamado pagamento móvel uma moda passageira ou uma real tendência?
Gastar dinheiro é fácil, só é preciso tê-lo – mas isso é outro tema. Já é possível, atualmente, administrar cartões de crédito através do Google Wallet ou Paypal via armazenamento de dados no Cloud, podendo assim efetuar pagamentos sem notas e moedas em todo o mundo. Uma tecnologia já comprovada, a NFC (sigla em inglês para Near Field Communication ou campo próximo de comunicação), pretende tornar os pagamentos mais fáceis, rápidos e seguros.
Essa tecnologia funciona como um canal de comunicação, uma conexão sem fio entre dispositivos. Hoje, a tendência são os chips NFC. Embutidos em smartphones, eles são escaneados por meio de um dispositivo a laser. O cliente segura o celular diante de um terminal de autoatendimento, e a transação é efetuada. Os chips também podem ser embutidos em cartões de crédito e débito.
O mercado de sistemas de pagamento móvel, também conhecido por comércio móvel, é altamente disputado. Muitas firmas, incluindo diversas companhias startup, empresas de comunicação ou institutos financeiros querem entrar no segmento.
“O pagamento móvel é mais do que uma moda. Através da grande proliferação de smartphones e tablets, métodos de pagamento móvel tornam-se cada vez mais importantes. Fazer compras via internet se desloca cada vez mais para o celular – o comércio eletrônico se transforma em comércio móvel”, declarou Manfred Krüger, presidente da ConCardis, firma que oferece serviços de transações de pagamento sem papel-moeda.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.