ANS suspende 150 planos de 41 operadoras
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai suspender, a partir da próxima segunda-feira, 150 planos de saúde de 41 operadoras. A medida é resultado do sétimo ciclo de monitoramento da garantia de atendimento dos planos e a suspensão é determinada a partir de descumprimentos de prazos e das negativas indevidas de cobertura assistencial. A […]
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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai suspender, a partir da próxima segunda-feira, 150 planos de saúde de 41 operadoras. A medida é resultado do sétimo ciclo de monitoramento da garantia de atendimento dos planos e a suspensão é determinada a partir de descumprimentos de prazos e das negativas indevidas de cobertura assistencial. A suspensão é válida por três meses.
As suspensões são preventivas e têm o objetivo, segundo a agência reguladora, de melhorar o acesso dos consumidores aos serviços contratados. Com 54 planos suspensos, a Amil liderou esta estatística.
De 19 de julho a 18 de setembro deste ano, a ANS recebeu 15.158 reclamações sobre 516 operadoras de planos de saúde. “Devido aos problemas assistenciais apontados pelos consumidores e averiguados pela agência, caso a caso, estão sendo aplicadas suspensões preventivas, por um período de três meses, até o anúncio do próximo ciclo de monitoramento”, disse a ANS, em nota.
Segundo a agência, a atual suspensão beneficia 4,1 milhões de consumidores, que já contrataram esses planos mais reclamados e agora deverão ter seus problemas assistenciais saneados. Ao todo, 37 planos de 7 operadoras que solucionaram totalmente seus problemas assistenciais estão sendo reativados neste ciclo.
A operadora tem cinco dias úteis para responder às notificações recebidas da agência. Na sequência, o consumidor pode se manifestar em dez dias úteis, sobre a solução ou não de seu problema.
Hoje, a cada cinco reclamações recebidas, quatro são solucionadas por mediação de conflito. O índice de resolubilidade da agência na mediação de conflitos, sem a necessidade de abertura de processos, chegou a 82,6% de janeiro a outubro deste ano. No ciclo anterior de monitoramento, haviam sido registradas 17.417 reclamações nos canais de relacio namento da ANS com o consumidor.
A ANS destacou que o programa está em aprimoramento e criou um Grupo Técnico permanente.
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