Anelka assume gesto, mas nega ser racista ou antissemita
O atacante Nicolas Anelka assumiu neste domingo através do Twitter que comemorou um de seus dois gols no empate em 3 a 3 entre sua equipe, o West Bromwich, e o West Ham neste sábado com o gesto chamado de “quenelle”, considerado antissemita. “Não sou antissemita nem racista e assumo totalmente meu gesto. Não sabia […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O atacante Nicolas Anelka assumiu neste domingo através do Twitter que comemorou um de seus dois gols no empate em 3 a 3 entre sua equipe, o West Bromwich, e o West Ham neste sábado com o gesto chamado de “quenelle”, considerado antissemita.
“Não sou antissemita nem racista e assumo totalmente meu gesto. Não sabia que religião tivesse algo a ver com esta história”, explicou-se o atleta francês na rede social.
O atleta de 34 anos declarou que sua atitude foi apenas uma homenagem a seu amigo Dieudonné, humorista que popularizou o gesto na França, o que gerou polêmica inclusive envolvendo ministros do país. Para Anelka, as autoridades não sabem o que o “quenelle” verdadeiramente significa. Segundo ele, trata-se apenas de um “símbolo antissistema”.
Com alguns tweets, o atacante respondeu às críticas recebidas depois da comemoração do gol. A ministra de Esportes francesa, Valérie Fourneyron, rotulou o gesto como “provocação asquerosa”, enquanto a Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou a abertura de um expediente para analisar o caso.
O “quenele” consiste em abaixar o braço esquerdo e levar a mão direita até o ombro esquerdo, no que algumas associações detectam uma alusão à saudação nazista.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.