Aneel promove leilões de geração e de transmissão de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) faz nesta sexta-feira (13) leilões de geração e de transmissão de energia. O leilão de geração (A-5) será para contratar energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração de fontes hidráulica, eólica, solar e termelétrica (a biomassa, a carvão ou gás natural em ciclo combinado), com início de […]
| 13/12/2013
- 15:29
Aneel promove leilões de geração e de transmissão de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) faz nesta sexta-feira (13) leilões de geração e de transmissão de energia.

O leilão de geração (A-5) será para contratar energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração de fontes hidráulica, eólica, solar e termelétrica (a biomassa, a carvão ou gás natural em ciclo combinado), com início de suprimento a partir de maio de 2018. A licitação está marcada para as 14h e será operada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), pela internet.

O principal empreendimento desse leilão é a hidrelétrica São Manoel, prevista para ser construída no rio Teles Pires, em Mato Grosso, e que terá potência de 700 megawatts. O leilão da usina chegou a ser suspenso por uma decisão da Justiça Federal, que foi derrubada na quinta-feira (12) pela Advocacia Geral da União.

 

Foram habilitados 687 projetos, dos quais 539 são empreendimentos eólicos, 88 solares fotovoltaicos, sete solares heliotérmicos, 32 pequenas centrais hidroelétricas (PCHs), dois hidrelétricos, 14 termelétricos a biomassa, quatro termelétricos a carvão e um termelétrico a gás natural.

Segundo a Aneel, as novas instalações de transmissão vão demandar investimentos de R$ 359 milhões em seis Estados, com geração de 1.377 empregos diretos. O prazo de conclusão das obras será 22 a 36 meses e de 30 anos para os contratos de concessão.

 

Serão licitadas cinco linhas de transmissão e três subestações nos estados de Minas Gerais, Rondônia, do Maranhão, Piauí, Tocantins e Ceará.

Veja também

Confira o filme publicitário comemorativo dos 46 anos de MS, com narração do cantor Paulo Simões, compositor de "Trem do Pantanal"

Últimas notícias