Anatel aprova documento que evita interferência entre TV digital e rede 4G
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (31) um documento que oficializa a mudança de destinação da faixa de 700 MHz, passando da TV aberta para a internet 4G. Conforme antecipado pela Folha, o texto também deixa claro que as teles terão de arcar, sozinhas, com os custos para evitar a interferência entre […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira (31) um documento que oficializa a mudança de destinação da faixa de 700 MHz, passando da TV aberta para a internet 4G.
Conforme antecipado pela Folha, o texto também deixa claro que as teles terão de arcar, sozinhas, com os custos para evitar a interferência entre canais da TV aberta e os aparelhos conectados à rede 4G (internet de alta velocidade).
Essas empresas também terão de pagar por eventuais custos que radiodifusores tiverem quando os canais de TV dessa faixa forem realocados em uma nova.
A votação do texto já estava prevista para ocorrer até o fim deste mês e vinha sendo aguardada pelo setor de telecomunicações.
“No regulamento fica claro que o edital vai prever as condições, de forma clara e específica, da redistribuição dos canais e para sanar problemas de interferência”, disse o relator do texto, conselheiro Rodrigo Zerbone.
“Há a previsão de que os novos entrantes [empresas de telefonia] devem arcar com os custos de realocação e proteção a interferências prejudiciais, o que gera maior segurança para prestadoras de serviço de radiodifusão”, explicou.
A faixa de 700 MHz deve ser licitada no próximo ano e permitirá que as teles tenham maior capacidade para oferecer pacotes de internet de alta velocidade para seus clientes.
A medida faz parte dos planos do governo para dar força ao Plano Nacional de Banda Larga e aumentar a oferta de internet rápida no país.
“Essa faixa é usada mundialmente. Tem alcance maior e propagação melhor que a faixa de 2,5 GHz, que já está sendo usada no Brasil”, afirmou o conselheiro.
“O processo de regulamentação da faixa representa ganho significativo para acesso da população à banda larga de alta velocidade, com padronização internacional, que possibilitará preços mais baixos [para compra de aparelhos] e alcance do serviço por localidades hoje desassistidas”, complementou.
De acordo com o formato aprovado, o regulamento entra em vigor assim que for publicado o edital de leilão da faixa de 700 MHz.
O texto também determina que essa publicação seja condicionada à publicação de outros dois regulamentos: um para resolver o problema de interferência e outro para planejar a mudança dos canais de TV para outra faixa.
INTERFERÊNCIA
Estudos feitos por radiodifusores e teles apontavam para problemas de interferência que viriam com a entrada em operação da TV digital e da 4G, no novo modelo implementado a partir de 2015. Os problemas ocorreriam principalmente em capitais.
Sem a adoção de medidas tecnológicas adequadas, o celular poderá deixar a TV sem som e imagem por alguns segundos e a TV ligada poderá interromper a navegação no smartphone.
EMPRESAS
Da forma como o texto foi construído, o edital de leilão para o 4G permitirá disputa de quatro empresas, em quatro lotes de igual tamanho (10+10 MHz) e cobertura nacional.
As áreas de segurança pública do governo, que também pleiteavam espaço na faixa, foram contempladas com uma pequena fatia da frequência (5+5 MHz) para que possam implementar sistema de telefonia exclusivo e mais seguro.
Há previsão ainda de manter uma fatia (de 5 MHz) para a chamada “banda de guarda”, que é uma pequena fatia da frequência que ficará vazia. O objetivo é que ela possa filtrar parte da interferência entre a transmissão de dados do celular e da TV.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.