Alunos da UFSM são homenageados em volta às aulas após tragédia

Foi realizado na manhã desta segunda-feira, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um ato ecumênico em homenagem as vítimas do incêndio da Boate Kiss, que deixou mais de 230 mortos. A cerimônia começou por volta das 9h, mas pouco antes, estudantes do Centro de Ciências Rurais (CCR) – um dos que mais perdeu alunos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Foi realizado na manhã desta segunda-feira, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um ato ecumênico em homenagem as vítimas do incêndio da Boate Kiss, que deixou mais de 230 mortos. A cerimônia começou por volta das 9h, mas pouco antes, estudantes do Centro de Ciências Rurais (CCR) – um dos que mais perdeu alunos na tragédia – se reuniram em frente ao prédio para ouvir dos professores palavras de conforto, no primeiro dia de aulas após a tragédia.

“Vamos ter força pela memória deles, vamos nos esforçar para manter a memória deles, lembrando de tudo, falando de tudo”, disse o coordenador do curso de Agronomia, professor Toshio Nishijima, para uma plateia de alunos ainda muito abalada com a perda de amigos.

O coordenador do Centro de Ciências Rurais, Thomé Lovato, diz que, nesse primeiro momento, será dado auxílio psicológico aos alunos. “É importante o apoio dos colegas, a solidariedade de todos, temos que refletir para que cada um de nós possa encontrar a própria resposta”, afirmou.

No decorrer da semana, as aulas foram canceladas, mas os professores passaram por um processo de treinamento com psicólogos para prepará-los para a volta dos alunos. “Ficará a cargo de cada disciplina como será dado o conteúdo, a orientação que temos do reitor é que as aulas serão estendidas por mais uma semana”, disse Lovato. As aulas, que terminariam no dia 2 março, devem continuar até o dia 6.

Logo depois da reunião no CCR, centenas de pessoas se deslocaram para um barracão montado para a realização do ato ecumênico, que contou com representantes de diferentes vertentes religiosas. O final de semana foi marcado por vários atos em lembrança aos mortos na tragédia – entre eles, uma vigília em frente à Boate Kiss.

Conteúdos relacionados