Alemanha propôs nesta segunda-feira adiar por cerca de quatro meses uma nova rodada de conversas de adesão à União Europeia com a Turquia, para assinalar o descontentamento da UE com o modo como Ancara está lidando com protestos antigoverno.

A UE planejava reanimar as ambições da Turquia com o bloco nesta quarta-feira, abrindo um novo capítulo, ou área política, em suas conversas sobre adesão à UE -a primeira aberta desde 2010.

Mas a Alemanha, apoiada por vários outros países da UE, está impedindo o plano pelo modo como a Turquia tratou dos protestos antigoverno que varreram suas cidades, depois que a polícia usou gás lacrimogêneo e canhão de água para dispersar uma demonstração contra a restauração de uma praça em Istambul.

Duas semanas de confrontos com a polícia deixaram quatro pessoas mortas, inclusive um policial, e cerca de 7.500 feridos.

Um adiamento na abertura do novo capítulo levantaria dúvidas sobre se a Turquia, um país predominantemente muçulmano de 76 milhões de pessoas, será algum dia admitido no clube europeu.