Pular para o conteúdo
Geral

Aiea quer usar aviões não tripulados para controlo ambiental mais rápido

A Agência Internacional de Energia Atómica, Aiea, quer usar aviões não tripulados, também conhecidos por drones, para garantir maior rapidez na monitorização ambiental. Prevê-se que o primeiro sistema de testes esteja a operar no próximo ano após o início da fase de aplicação, depois de junho próximo, no Japão. O passo seguinte será a compra […]
Arquivo -
Compartilhar

A Agência Internacional de Energia Atómica, Aiea, quer usar aviões não tripulados, também conhecidos por drones, para garantir maior rapidez na monitorização ambiental.

Prevê-se que o primeiro sistema de testes esteja a operar no próximo ano após o início da fase de aplicação, depois de junho próximo, no Japão. O passo seguinte será a compra dos aparelhos e o desenvolvimento de um sistema detetor.

Proteção

Especialistas sobre o tema discutiram os parâmetros para a utilização de drones num encontro que decorreu até esta sexta-feira na sede da Aiea, em Viena.

De acordo com a Aiea, um dos objetivos do plano de ação é garantir a proteção contínua das pessoas e do meio ambiente das radiações ionizantes. A opção pelos aviões poderá facilitar o uso de conhecimentos e de técnicas disponíveis para o controlo ambiental, defende a Aiea.

Tecnologia

Os veículos usados para a demonstração contam com uma câmara a bordo e vêm equipados de um Sistema de Posicionamento Global, GPS. Os aviões também estão dotados da tecnologia de bateria como a que foi desenvolvida para telefones inteligentes.

Para a Aiea, a ideia é preencher a lacuna entre as inspeções feitas a pé e os levantamentos aéreos tripulados. O drones são já utilizados para outros tipos de controlo ambiental, incluindo a medição dos níveis de poluição do ar e vídeovigilância.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados