Marcado para os próximos dias 5 e 6 de dezembro, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, o 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento tem o apoio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) entre outros parceiros.

O evento contará com palestras, oficinas e cursos sobre tendências de mercado, estratégias de comercialização, práticas de manejo, certificação de produtos, recuperação de área degradada, planejamento de produção e gestão de propriedade rural, linhas de crédito para a agricultura familiar, reprodução de animais, habitação rural e um panorama sobre a nova economia. Está previsto também o Giro Tecnológico, em que pequenos produtores poderão conhecer na prática os experimentos da Embrapa, como os sistemas de integração lavoura-pecuária, cultivo conservacionista de mandioca, adubação verde, recuperação de solos, sistema agroflorestal e alternativas de alimentação para bovinos de leite. E ainda uma mostra da produção da agricultura familiar e economia solidária do Território da Cidadania da Grande Dourados.

O 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados é um evento que visa disseminar a tecnologia e promover oportunidades de negócios e desenvolvimento de Dourados e região e segundo o secretário de Agricultura Familiar do município, Landmark Rios, o evento dará atenção especial à produção orgânica.