Ações europeias sobem por comentários de bancos centrais

As ações europeias aproximaram-se das recentes máximas de vários anos nesta terça-feira, após a promessa de bancos centrais do Japão e da Europa de apoio contínuo da política monetária acalmarem a tensão dos investidores. As ações foram prejudicadas na semana passada pela preocupação com a possibilidade de a autoridade monetária dos Estados Unidos diminuir o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As ações europeias aproximaram-se das recentes máximas de vários anos nesta terça-feira, após a promessa de bancos centrais do Japão e da Europa de apoio contínuo da política monetária acalmarem a tensão dos investidores.

As ações foram prejudicadas na semana passada pela preocupação com a possibilidade de a autoridade monetária dos Estados Unidos diminuir o programa de estímulo.

Mas o BC japonês afirmou nesta terça-feira que continuará com a sua política monetária expansionista, após comentários similares do Banco Central Europeu (BCE) na segunda-feira, quando os mercados britânico e norte-americano estavam fechados.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 encerrou em alta de 1,31 por cento, a 1.246 pontos, conduzido pelos papéis no setor de construção e materiais e de tecnologia.

“Alguns investidores ficarão nervosos por aí à medida que nos aproximamos de máximas recordes em vários anos … mas a realidade é que autoridades de bancos centrais continuam dando apoio”, afirmou o estrategista de mercado do Barclays Henk Potts.

“Quando se olha para os Estados Unidos, a questão é quando e não se (o Federal Reserve irá interromper o programa de estímulo). Mas eu acredito que os mercados conseguirão lidar com isso … É um sinal de que a paciência pode mais uma vez se colocar de pé.”

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,62 por cento, a 6.762 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,16 por cento, para 8.480 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,39 por cento, a 4.050 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve alta de 2,10 por cento, para 17.519 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 expandiu 1,77 por cento, a 8.511 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,63 por cento, para 6.103 pontos.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados