Acionar crédito do Plano ABC é a principal dificuldade dos produtores

Uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-MS/Sistema Famasul, vai capacitar profissionais que atuam na elaboração de projetos de custeio e investimento agropecuário do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC). O seminário acontece nessa quinta-feira (28), a partir das […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-MS/Sistema Famasul, vai capacitar profissionais que atuam na elaboração de projetos de custeio e investimento agropecuário do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC). O seminário acontece nessa quinta-feira (28), a partir das 8 horas, no Sindicato Rural de Campo Grande. A capacitação é gratuita e está com inscrições encerradas.

Segundo estudos realizados pela CNA um dos maiores gargalos no Plano ABC é a dificuldade que técnicos e profissionais encontram na elaboração de projetos submetidos à avaliação para receber linhas de credito para o programa.O objetivo do seminário é repassar orientações para a elaboração das propostasdentro das especificações exigidas pelas instituições financeiras.

A assessora técnica da CNA, Camila Sande, explica que com os seminários os elaboradores de projetos passam a entender melhor quais os requisitos exigidos pelo banco para conseguir crédito de financiamento.

“O número de projetos inscritos para o Programa ABC tem aumentando bastante desde que começaram os trabalhos realizados pela CNA a um ano e meio. Na safra 2010/11 não contratou nem metade da linhas de crédito destinadas ao Programa, já na safra passada contrataram quase a totalidade destes incentivos e esse ano, parte do recursos já se esgotou”, finaliza Sande.

Sobre o Projeto ABC– O Projeto ABC é desenvolvido em parceria com a Embaixada Britânica, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco do Brasil, Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas (Abraf) e Bradesco, para difundir práticas de baixa emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no meio rural.

O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura – Plano ABC tem por finalidade a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de GEE no setor agropecuário assumidos pelo País.

O programa de crédito integra o Plano ABC, um dos planos setoriais lançados na 15.ª Conferência do Clima da ONU em Copenhague, em 2009, quando o Brasil anunciou metas de reduzir suas emissões de gases-estufa até 2020 entre 36,1% e 38,9%.

O Programa ABC baseia-se em fomentar a implantação de tecnologias que visam reduzir a emissão de carbono como a recuperação de pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), florestas plantadas, tratamento de dejetos animais e adaptação às mudanças climáticas.

Para saber mais sobre o projeto de capacitação, e sobre o Programa ABC, basta acessar o Blog www.canaldoprodutor.com.br/agriculturabaixocarbono.

Conteúdos relacionados