Abertas nesta segunda-feira, 21, as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado em Corumbá por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal. Estão sendo disponibilizadas 1,6 mil vagas e os cursos serão ministrados nas unidades do Senai, , Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) I, II e IV, bem como no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco. A coordenação está a cargo da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Os interessados em participar do Pronatec, deverão procurar uma unidade do CRAS mais próxima de sua residência e realizar a pré-inscrição. Ainda conforme o cronograma, o programa tem como público alvo as pessoas que são atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), assim como do Bolsa Família.

O curso, conforme a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Cabral Ulle, vai ampliar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica e melhorar as condições de inserção no mercado de trabalho. “A partir desses benefícios, a Prefeitura vai garantir, além da formação cidadã, a inclusão e o combate à desigualdade social”, explicou.

No Senac, os cursos serão iniciados no mês de fevereiro e as ofertas de vagas para o primeiro semestre são para as áreas de operador de computador, auxiliar administrativos, camareira em meios de hospedagem, operador de caixa, almoxarifado, recepcionista em meios de hospedagem, balconista de , auxiliar financeiro e auxiliar de serviços em comércio exterior.

Os cursos montador e reparador de computadores, auxiliar de pessoal, garçom, recepcionista de serviços de saúde, acompanhante de idosos, organizador de eventos, atendente de nutrição, representante comercial e vendedor e operador de caixa, estão programados para serem iniciados no mês de abril.

Já no Senai, os cursos serão iniciados em março e as vagas são para para as áreas de ajustador mecânico, amostrador de minérios, auxiliar de manutenção predial, beneficiador de minérios, eletricista de industrial, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, operador de computador, operador de máquinas de usinagem convencional, operador de mina, operador de processos químicos na mineração, pedreiro de alvenaria, pintor de imóveis, soldador no processo eletrodo revestido de aço carbono e de aço baixa liga e torneiro mecânico.

A secretária Andréa Ulle orienta que as famílias que não possuem o cadastro único do Governo Federal, mas desejam participar do Pronatec, para procurar o CRAS mais próximo de sua residência, e efetuar o cadastro. A idade mínima para participar dos cursos é de 14 anos e é necessário ter o Ensino Fundamental, nível 2 completo.