A Câmara Federal de Deputados abriu as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2013), cujo lema é “Você tem perfil para mudar o país”. O período de inscrições para o PJB começou no dia 18 de março e vai até 14 de junho. Os Projetos de Lei, com os demais documentos exigidos para a inscrição, deverão ser encaminhados pela secretaria da escola para a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/) – Coordenadoria de Políticas para Ensino Médio e Educação Profissional (Copemep).

O programa é uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. A edição de dez anos do PJB será realizada entre 22 e 27 de setembro e vai reunir estudantes de todos os Estados.

O Parlamento Jovem Brasileiro tem por objetivo possibilitar aos estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio, inclusive do técnico integrado, a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes os participantes terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções.

Os estudantes interessados podem participar escrevendo um projeto de lei. O projeto deve abordar a realidade brasileira, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema relevante para o Brasil.

Para informações sobre o processo seletivo e o número de vagas por Estado, acesse o manual de procedimentos do PJB 2013, no endereço eletrônico http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem e para conhecer o roteiro de preparação para o Parlamento Jovem Brasileiro 2013 acesse http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/roteiro-de-preparacao-pjb-2013 .

Informações na SED/MS pelo telefone (67) 3318-2371, e-mail [email protected] com os técnicos Fátima, Pedro ou Rosemari.