2012 foi o nono ano mais quente desde 1850, diz OMM

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que o ano de 2012 foi o nono mais quente desde o início das medições, em 1850. Apesar do fenômeno “refrescante” La Niña, a temperatura média da terra apresentou uma elevação de 0,45 grau Celsius em relação ao “normal”. “É o 27º ano consecutivo que a temperatura média da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que o ano de 2012 foi o nono mais quente desde o início das medições, em 1850. Apesar do fenômeno “refrescante” La Niña, a temperatura média da terra apresentou uma elevação de 0,45 grau Celsius em relação ao “normal”.

“É o 27º ano consecutivo que a temperatura média da superfície supera a média ‘normal’ do período de 1961-1990”, explicou a OMM, destacando que os anos entre 2001 e 2012 estão entre os 13 mais quentes.

“Mesmo se a taxa de aquecimento varia de ano para ano por causa da variabilidade natural, causada por El Niño, erupções vulcânicas e outros fenômenos, o aquecimento contínuo da baixa atmosfera é um sinal preocupante”, afirmou o secretário-geral da OMM, Michael Jarraud.

Para Jarraud, o constante aumento de gases do efeito estufa e da radioatividade na atmosfera terrestre mostram que o aquecimento global irá continuar nos próximos anos.

As mudanças climáticas podem resultar no aumento de fenômenos extremos, como a seca ou os ciclones, como o furacão Sandy, que atingiu os Estados Unidos em 2012.

Conteúdos relacionados