Zona do euro ratifica ajuda à Espanha e prevê resgate completo ao Chipre
Os ministros de Finanças da zona do euro concluíram nesta quarta-feira as condições da assistência financeira à Espanha para a capitalização dos bancos do país, ao mesmo tempo em que apoiaram um resgate completo para o Chipre junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Após a teleconferência realizada hoje pelo Eurogrupo, os ministros deram uma resposta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os ministros de Finanças da zona do euro concluíram nesta quarta-feira as condições da assistência financeira à Espanha para a capitalização dos bancos do país, ao mesmo tempo em que apoiaram um resgate completo para o Chipre junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Após a teleconferência realizada hoje pelo Eurogrupo, os ministros deram uma resposta à solicitação oficial de ajuda enviada pelo titular espanhol de Economia, Luis de Guindos, na última segunda-feira a seus parceiros da zona do euro com um pedido de empréstimo de até 100 bilhões de euros para capitalizar os bancos.
Para os ministros, a assistência financeira, através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) até que entre em vigor o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), “foi justificada para proteger a estabilidade financeira na zona do euro”.
A região fez nenhuma alusão às dúvidas geradas nos mercados sobre o caráter de dívida, questão que será discutida nas próximas semanas, segundo o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, na semana passada.
O Eurogrupo ainda lembrou que as teste de estresse realizadas pelas duas consultoras independentes Roland Berger e Oliver Wyman determinaram que os bancos espanhóis necessitaria entre 51 e 62 bilhões de euros. Esta quantidade, junto com uma margem de segurança adicional, se manteria dentro do importe de até 100 bilhões de euros definido pelo Eurogrupo em 9 de junho.
Além disso, o número exato do empréstimo se baseará na auditoria detalhada das carteiras creditícias de cada entidade, realizadas por Ernst & Young, Pwc, Deloitte e KPMG, e na avaliação das necessidades dos bancos por parte dos técnicos da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE), Autoridade Bancária Europeia (ABE) e FMI.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Segredo? Mergulhadora ressurge com cauda de sereia em tanque e Bioparque deixa ‘no ar’
Complexo não esclarece detalhes sobre sereísmo que, mais uma vez, roubou a cena no local
Bombeiros preveem Operação contra incêndios em MS o ano todo em 2025
Resultado foi positivo este ano com a área queimada reduzida para 1,6 milhões de hectare
Mariana Rios expõe diagnóstico de doença rara: “Zumbido sem fim”
No The Noite, Mariana Rios revelou que foi diagnosticada com uma doença raríssima que a deixou com sequelas; entenda a situação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.