O YouTube divulgou uma divertida retrospectiva de 2012. Com base nos dois vídeos mais vistos do ano, “Gangnam Style”, de Psy, e “Call me Maybe”, de Carly Rae Jepsen, o site fez uma paródia que homenageia outras atrações populares na rede. Tente identificar as referências. Abaixo, oito delas:

Paraquedista

Essa foi fácil. Em outubro, o austríaco Felix Baumgartner chegou à estratosfera dentro de uma cápsula erguida por um balão e de lá deu seu famoso salto. Foram mais de quatro minutos de queda livre até a abertura do paraquedas

Annoying Orange

O nome diz tudo. No início, eram apenas frutas e legumes chocados com as piadas infames dessa laranja. Com o tempo, outros hits da internet foram sendo incorporados ao repertório. Uma dessas coisas cujo sucesso é bem difícil de explicar.

Dope Zebra

A ideia não é nova: dois homens dentro de uma fantasia de cavalo. Troque o cavalo por uma zebra e dê a tarefa a dois dançarinos profissionais. O vídeo é dos humoristas Rhett & Link.

Obama

A “NY Magazine” definiu Iman Crosson como o humorista que conseguiu fazer o presidente dos Estados Unidos parecer engraçado. Para a “Time”, a imitação que ele faz de Barack Obama é quase tão boa quanto a que Tina Fey faz de Sarah Palin.

Minecraft

Sam e Niko, criadores do canal do YouTube Corridor Digital, conseguem levar o espírito do “faça você mesmo” ao mundo dos efeitos especiais. Parte de seu sucesso vem dos vídeos que misturam o universo de videogames, como Minecraft e Super Mario, com o “mundo real”.

Tiros no laptop

Em fevereiro de 2012, um pai resolveu educar a filha adolescente por meio de um vídeo no YouTube. Na mensagem, diz que a menina pensou ser esperta por bloquear os pais no Facebook e que deveria ter lembrado que o pai trabalha com TI. Depois de ler um post malcriado publicado por ela na rede social, ele encerra a questão alvejando o laptop.

Dumb Ways do Die

Assim como a referência acima, essa passa de relance, aos 3m06s. Trata-se de um vídeo com imagens e melodia que parecem infantis, mas são plenas de negro. Divulgado em novembro do ano passado, foi produzido para uma campanha australiana que busca promover a segurança nas linhas de trem.

Curiosity

A emocionada dupla de camisa polo azul é uma referência à equipe que acompanhava na sala de controle da Nasa o pouso do Curiosity Rover, em agosto. Quando veio a confirmação de que a descida havia sido perfeita, foram pulos, berros e abraços dignos de corintianos celebrando o título mundial.