A multinacional Yahoo! apresentou nesta sexta-feira outra denúncia com duas novas alegações contra a rede social Facebook por violação de até 12 patentes, informou nesta sexta a empresa informática.

As novas alegações têm a ver com o funcionamento de sistemas de busca e publicidade.

“As acusações desta sexta ressaltam a amplitude da violação do Facebook sobre a propriedade intelectual do Yahoo!”, afirmou a empresa em comunicado no qual lembra que suas tecnologias são a base de seu negócio e atraem 700 milhões de usuários por mês.

Em março, a Yahoo! apresentou a denúncia original por violação de dez patentes, um movimento que encontrou resposta em abril por parte da empresa rival com uma resposta na qual assegurava que o Yahoo! violou patentes relacionadas com a publicidade na Internet, controles de privacidade e redes sociais.

No novo processo, o Yahoo! nega as acusações e afirma que o Facebook não pode saber de forma suficiente sobre seus negócios, para confirmar se realmente estava violando as patentes.

Um comunicado do Faceboook apontou que a empresa permanece “perplexa” diante das ações do Yahoo!. “Estamos em desacordo e continuaremos nos defendendo da melhor forma possível”, disse o comunicado.

As reivindicações judiciais do Yahoo! acontecem quando o Facebook prepara sua entrada na Bolsa de Valores com uma Oferta Pública de Venda de ações (OPV), com a qual espera arrecadar cerca de US$ 5 bilhões.

Não é a primeira vez que o Yahoo! realiza uma operação similar a esta quando um de seus concorrentes está próximo a cotar nos mercados.

Em 2004, denunciou o ‘Google’ por um caso de patentes e fez com que seu rival lhe desse acesso preferencial para obter ações de sua companhia antes que entrasse na bolsa.

Em troca, o Yahoo! teve que dar ao Google uma licença para o uso da tecnologia de busca na internet da qual tinha a patente.