De 13 a 15 de junho, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza o 15º Workshop de Plantas Medicinais de Mato Grosso do Sul e o 5º Empório da Agricultura Familiar da Grande Dourados, com palestras, exposições, minicursos e apresentações de trabalho, na Unidade II da UFGD (Cidade Universitária).

A programação prevê inscrições e entrega de materiais a partir das 7h30 de quarta-feira, palestra de abertura às 8h45 sobre “Multimistura: as vantagens da boa alimentação”, com Clara Brandão, médica de Brasília. Já das 11h às 11h30 serão realizadas apresentações orais de trabalhos, às 11h30 sorteio de brindes e das 12h às 13h30 programação cultural com exibição de vídeos sobre plantas medicinais e alimentícias, exposição de trabalhos e de produtos artesanais de plantas medicinais e visita ao Horto de Plantas Medicinais e Aromáticas da UFGD.

No período vespertino, às 13h30 começa a palestra sobre “Cultivo comercial de plantas medicinais”, com Ílio Montanari Jr (CPQBA/Unicamp), às 14h30 iniciam as apresentações orais de trabalhos e às 15h30 a palestra sobre “A radioestesia como instrumento para tratamento em homeopatia”, com Wilson Fraiha, médico de São José dos Campos (SP). O encerramento da programação de quarta-feira será às 17h com sorteio de brindes.

Na quinta-feira (14), às 7h30 começa a palestra sobre “Plantas do Nordeste do Brasil como fonte de substâncias bioativas”, com o professor Francisco Artur e Silva Filho, da Universidade Estadual do Piauí; às 9h30 tem início a palestra “Promovendo o consumo de frutas e hortaliças em Comunidades Indígenas”, com a professora Dulce Ribas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; e às 15h será realizada a palestra sobre “Conheça a homeopatia unicista”, com Indonésio Calegari, médico de Dourados.

No último dia do evento, sexta-feira (15), serão promovidas as oficinas práticas das 7h30 às 11h, sobre produção caseira de fitoterápicos com qualidade e seus usos com segurança Além da UFGD, também são realizadores do Workshop a Uems, Anhanguera Dourados, Governo do Estado, Agraer, Embrapa Agropecuária Oeste, Rede de Agroecologia APOMS e Prefeitura de Dourados. Como apoiadores estão a Fundect e o CNPq.