Foi desenvolvendo trabalho voluntário que a dentista da cidade de Corumbá, Renata Vaz, alcançou no último mês, uma posição no ranking dos dez melhores dentistas do mundo, concorrendo com centenas de voluntários de outros 11 países. Renata é integrante da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Turma do Bem (TdB), instituição responsável pelo prêmio Sorriso do Bem, que elege o ranking dos melhores dentistas do mundo anualmente, e concede o título de embaixadores aos 50 dentistas que mais se destacam.

Além da coordenadora da Turma do Bem em Corumbá, Renata Vaz, outros dois dentistas de Mato Grosso do Sul receberam o título de embaixadores, por se destacarem no desenvolvimento das atividades voluntárias entre o final de 2011 e todo o ano de 2012. André Martins e Estevom Molica, coordenadores em Campo Grande, receberam também o título de embaixadores e estão entre os 50 melhores do mundo.

Renata se diz apaixonada por trabalho voluntário e que já inseriu essa atividade em seu cotidiano. “Eu sou apaixonada pela causa da TdB, consigo conciliar meu trabalho voluntário com minha rotina. Ja fui voluntaria na AACC, na igreja, no Bate Lata em Campinas, sempre que tive oportunidade, em diferentes atividades. Quando descobri que poderia ser voluntária dentro do meu consultório, caiu como uma luva”, explicou a embaixadora.

As pontuações da dentista de Corumbá vão além do prazer pela atividade. Segundo Renata, todo o contexto problemático que a cidade do interior de MS apresenta, faz com que se sinta na obrigação de ajudar. “Orgulho-me muito de poder mostrar que podemos melhorar nossa cidade, oferecer chances aos jovens daqui. Corumba é um municipio rico, um dos maiores em extensao no Brasil, e mesmo assim com a populacao pobre, cheia de riscos por causa da fronteira, elevados índices de prostituicao, HIV, tráfego de drogas, pessoas, armas e outros”, detalha Vaz, que também afirma viver ter se tornado uma pessoa melhor após o exercício voluntário.

“Estamos precisando, e muito, desses simples gestos, esquecidos e desvalorizados hoje em dia. Acho que amo tudo isso e por isso tudo fica tão fácil e natural”, finalizou a representante de MS no prêmio Sorriso do Bem 2012.

Turma do Bem – Fundada em 2002 a Turma do Bem é uma Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atende crianças e adolescentes de 11 a 18 anos, integrantes de família com rendas insuficientes para um tratamento bucal. Os pacientes são selecionados por meio de uma triagem em escolas públicas nas cidades onde atuam, e o tratamento é feito nos consultórios dos próprios voluntários. No Brasil a TDB está presente em seus 26 Estados e conta atualmente com 14 mil profissionais envolvidos. A mesma Oscip desenvolve atividades também na Argentina, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Chile, Equador, Venezuela, Peru, Panamá, México e Portugal.