Vinil Moraes e Mestre Orlando lançam para os internautas o videoclipe “Demorô”. O clipe foi filmado em Corumbá (MS) e traz o samba, a cidade e parte de seus símbolos para a tela. Já na sexta (14), os músicos apresentam o clipe em um telão na “Mesa de Samba e Compositores”, realizada na casa de manifestação popular de cultura, Birô Brasileiro, em Campo Grande (MS).

A venda on-line da música do clipe também será feita em sites nacionais e internacionais, como ITUNES, Amazon, Trama Virtual e Spotify. A ideia ganhou força depois que Vinil e Orlando se reuniram em estúdio para gravar uma versão em samba de “Porrada é Sempre no Mesmo Lugar” (Vinil Moraes/Vitor Maia) e “Demorô” (Vinil Moraes e Mesttre Orlando).

Para Vinil Moraes e Mesttre Orlando, o clipe tem três funções, homenagear Corumbá, dar continuidade a projetos musicais independentes e aprimorar a divulgação on-line em Mato Grosso do Sul. “A internet é o presente e futuro do mercado musical, por isso o nosso esforço em disponibilizar todo material de produção no máximo de sites possíveis, mas também pensando a questão do direito autoral”, comenta Vinil Moraes.

O clipe foi gravado durante três dias em pleno centro histórico de Corumbá. A produção do material é assinada pela “Óia Produção Visual,” de Campo Grande (MS).

Mesttre Orlando comenta que esta foi uma das melhores maneiras de lembrar Corumbá e divulgar o samba feito em Mato Grosso do Sul. “Corumbá é uma terra onde o samba é muito forte, mas pouco se tem de imagens e registros sobre isso. Nossa ideia é trazer novamente o samba pra roda, valorizar a velha guarda do samba de MS e mostrar que aqui também se faz um bom samba e com muitas características da terra”. Orlando afirmou que o próximo passo é organizar a apresentação do clipe em Corumbá.

Além das músicas e do clipe, Vinil e Orlando também fecharam mais uma parceria, a viabilização da casa de cultura Birô Brasileiro, tendo Mesttre Orlando como fundador e produtor e Vinil como o principal divulgador e parceiro da Casa.

Mesttre Orlando

Orlando cresceu em Corumbá (MS), tendo como uma de suas referências musicais a Escola de Samba de seu pai, Ramon da Cuíca, importante ritmista de Corumbá. Já em Campo Grande, foi um dos pioneiros como professor de bateria de escola de samba e participou de projetos musicais na década de 1990. Também ficou conhecido como Orlando da Gaita.

Vinil Moraes

Vinil Moraes nasceu em Dourados e ainda menino mudou-se para Campo Grande (MS). Além de produtor e advogado especializado em “Direitos Autorais”, liderou grupos musicais e hoje segue em carreira solo como compositor e com um novo projeto, misturando ritmos africanos, samba, reggae e variedades da música brasileira. Confira o clip: http://www.youtube.com/watch?v=37nBdu-ID8Q&feature=youtu.be