VÍDEO: Documentário do WWF-Brasil revela belezas e problemas do Pantanal em MS
O documentário mostra além da beleza da região pantaneira, os riscos ambientais e os projetos de preservação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O documentário mostra além da beleza da região pantaneira, os riscos ambientais e os projetos de preservação
O Pantanal de Mato Grosso do Sul ganhou mais um documentário que mostra as belezas da região, riscos ambientais e exemplos de projetos conservacionistas. O vídeo foi produzido pelo WWF-Brasil e está disponível gratuitamente na internet pelo Youtube.
De acordo com a organização não-governamental, a produção reúne imagens e depoimentos colhidos durante viagem de campo organizada pelo WWF em 2011. Quem assina a produção é Geralda Magela, com roteiro de Marco Sarti, que percorreu o Pantanal com o fotógrafo Adriano Gambarini.
Foram registradas fotos e imagens em vídeo do Pantanal e de áreas do Cerrado na Bacia do Alto Paraguai. O percurso foi cumprido de carro, avião e barco, com mais de dois mil quilômetros no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Além de mostrar as belezas naturais, o webdocumentário apresenta o funcionamento da Associação de Mulheres Amor-Peixe, de Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande (MS). A entidade produz artesanato com couro de peixe.
Reservas particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) como no Buraco das Araras e no Rio da Prata, nos municípios de Jardim, a 239 quilômetros da capital, e Miranda, a 203 quilômetros de Campo Grande, também foram visitadas.
Em Corguinho, que fica a 99 quilômetros da capital sul-mato-grossense, a equipe conheceu as RPPNs Vale do Bugio e Gavião de Penacho. Além disso, em Aquidauana, a 143 quilômetros de Campo Grande, foram visitadas unidades de turismo ecológico e produzidas imagens do Rio Aquidauana.
No chamado Pantanal da Nhecolândia, a equipe do WWF-Brasil visitou a fazenda de pecuária orgânica Rancharia, que tem como meio de acesso na maior parte do ano apenas o avião. Além da fazenda, a imensa planície alagável foi sobrevoada, do Pantanal da Nhecolândia até Corumbá, registrando imagens das lagoas e salinas que compõem a paisagem pantaneira.
Segundo o documentário, os maiores impactos ambientais flagrados estão relacionados aos projetos de construção de hidrelétricas, além da mineração e construção de estradas. Ainda chamaram a atenção da equipe de ambientalistas as grandes extensões de lavoura com milho e cana-de-açúcar, além dos campos de pastagens não naturais.
Outro flagrante do WWF foi o grande número de atropelamentos de animais nas estradas que cortam o Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Mesmo assim, a situação do bioma pantaneiro é considerada boa, segundo estudo realizado pelo WWF-Brasil em parceria com organizações que atuam no território brasileiro dentro do Pantanal. “A área está bem conservada, com 86,6% da sua cobertura vegetal natural. A situação é bem diferente na parte alta da bacia hidrográfica, nas regiões do Cerrado, onde apenas 41,8% da vegetação natural permanecem com sua formação original”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.