Vida de Lídia Baís é tema de livro lançado nesta semana em SP

Dona de uma personalidade marcante, Lídia foi pintora e desenhista. Em 1950, fundou o Museu Baís, em Campo Grande, que não chegou a ser aberto ao público

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dona de uma personalidade marcante, Lídia foi pintora e desenhista. Em 1950, fundou o Museu Baís, em Campo Grande, que não chegou a ser aberto ao público

As artes plásticas do Centro-Oeste e a vida de Lídia Baís são tema do livro Lidia Baís – uma pintora nos territórios do assombro, de Alda Maria Quadros do Couto. O lançamento da obra da escritora gaúcha, que por anos ensinou na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), já tem data marcada, 13 de abril, às 18h30 horas, na livraria Martins Fontes Paulista.

Dona de uma personalidade marcante, Lídia foi pintora e desenhista. Morou, aos 26 anos, no Rio de Janeiro para estudar pintura com o mestre Henrique Bernadelli. Depois de uma temporada na Europa, entrou em contato com o surrealismo e foi amiga do pintor Ismael Nery.

Em 1950, fundou o Museu Baís, em Campo Grande, que não chegou a ser aberto ao público. Ingressou na Ordem Terceira de São Francisco de Assis, adotando o nome de Irmã Trindade. A partir daí, passou a dedicar-se exclusivamente aos estudos religiosos e filosóficos. Por volta de 1960 publicou, sob o nome fictício de Maria Tereza Trindade, o livro História de T. Lídia Baís.

Alda Couto conta que o livro objetiva apresentar a pintora Lídia Baís e sua obra sob o foco da religiosidade. O enfoque aproxima-se dos estudos literários, na medida em que a autora parte de questões da história da literatura brasileira em suas conexões com as artes visuais.

A escrita ainda diz que os estudos a respeito da vida e da obra de Lídia Baís reafirmam seu caráter precursor quanto às artes visuais na região, quanto à luta feminista pela valorização da mulher e aos traços alegóricos e surrealistas de sua pintura. “Se cada um de nós, brasileiros, tivesse apenas parte da determinação e da persistência com que esta pintora singular se dedicou a construir sua vida artística, seríamos, com certeza, um povo e um país muito melhores.”

A apresentação do livro é do artista plástico Humberto Espíndola e a Cronologia, vida e obra da pintora, tem levantamento inicial da jornalista Márcia Meggiolaro.

Serviço

Evento: Lançamento do livro: Lídia Baís- uma pintora nos territórios do assombro

Autora: Alda Maria Quadros do Couto

Data: 13 de abril de 2012, sexta-feira

Horário: 18h30 às 21h30.

Endereço: Martins Fontes Paulista – Loja de Artes Av. Paulista, nº. 509 – São Paulo – SP (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)

Editora: Annablume

Blog da autora: http://www.aldamaria.blog.br

(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Conteúdos relacionados