O vice-presidente paraguaio, Federico Franco, denunciou nesta quarta-feira que Brasil e Argentina não permitem a liberação total do serviço de internet que o Paraguai recebe, devido aos altos custos estabelecidos para o acesso.

O político fez essa exigência durante a abertura da Cúpula das Tecnologias da Informação e Comunicações SummIT 2012, realizada em um hotel de Assunção.

“Vou a fazer uma reivindicação com muito respeito, mas com firmeza e cavalheirismo: o Paraguai é um país mediterrâneo, mas nossos vizinhos, em particular os grandes vizinhos, não nos permitem liberalizar totalmente a internet”, afirmou Franco em declarações reproduzidas pela agência pública “IPParaguay”.

O vice-presidente comentou que Brasil e Argentina não concedem ao Paraguai um preço razoável, já que o custo da banda larga continua sendo quase inatingível, porque 80% do custo dos serviços vem através do sistema de fibra ótica.

Por essa razão, opinou que é lógico que este país não tenha a possibilidade de acessar as fibras óticas que permitam utilizar um sistema de comunicação muito mais rápido, efetivo, ágil e barato.

Mencionou, além disso, que conversará com o presidente de seu país, Fernando Lugo, para que em próximos encontros internacionais possam negociar o acesso completo à internet através da conexão de fibras óticas.

O Paraguai ocupa uma posição muito baixa dentro do ranking global de acesso à internet, com menos de uma ou duas linhas de banda larga para cada 100 habitantes, segundo um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgado no último mês de junho.