A verticalização é uma tendência do mercado imobiliário de Dourados devido ao alto custo do metro quadrado de terreno no município.

A afirmação do consultor imobiliário paranaense Rosalvo Barreto que está em Dourados esta semana fazendo treinamento dos corretores da Colméia Imóveis, uma das imobiliárias mais antigas da cidade.

Rosalvo afirmou que a tendência é aumentar cada vez mais o valor dos terrenos, principalmente aqueles que estão localizados nas áreas mais centrais e atendidas dos mais diversos serviços públicos.

Para o consultor a verticalização é uma tendência natural das cidades do porte de Dourados e a construção de edifícios residenciais e comerciais vão invadir o cenário do centro da cidade e áreas próximas ao Terminal Rodoviário e ao Estádio da Leda.

Dentro de quatro a cincos anos, na avaliação de Rosalvo Barreto, a cidade de Dourados vai receber grandes aportes de investimentos de incorporadoras e construtoras que estão “atacando as cidades do interior” com população acima de duzentos mil habitantes.

Rosalvo justifica sua afirmação ao lembrar que a construção de edifícios representa a redução dos custos de construção além de proporcionar aos futuros moradores segurança, tranquilidade e certeza da valorização do imóvel.

O aumento do perímetro urbano, na opinião de Barreto ao mesmo tempo em que facilitar a abertura de novos loteamentos a preços mais populares, dificulta a intenção das pessoas e empreendedores que querem construir casas nos espaços vazios por causa da especulação imobiliária.

“A verticalização é a saída para este problema”, disse o consultor que elogiou a dinamicidade do mercado imobiliário local e citou a Colméia Imóveis como exemplo de empresa de excelência que se adaptado rapidamente e com facilidade as novas tendências globais de mercado.