As vendas do iPhone 5 começaram à 0h desta sexta-feira no Brasil, conforme havia sido anunciado pela Apple. Além do mercado brasileiro, outros 50 países receberam o lançamento na mesma data.

Lançado em 12 de setembro, o iPhone 5 foi homologado pela Anatel em 9 de outubro, autorizando a venda do aparelho no Brasil. O modelo que a Apple vai vender no Brasil, porém, não vai operar na faixa de frequência do 4G adotado no país.

O modelo do iPhone autorizado pela Anatel – o A1428 – opera nas bandas 4 e 17 do 4G, incompatível com a tecnologia de telefonia de quarta geração que será implantada no país a partir do ano que vem. O iPhone 5 tem conectividade 4G LTE, com capacidade de download de 100 Mbps – mais que o dobro do 3G atual, segundo a Apple.

O novo modelo pesa 20% menos que o anterior, tendo agora 112 gramas (o iPhone 4S pesa 140 gramas). Além disso, ele é 18% mais fino e vem com tela de 4 polegadas (1136 x 640) – a anterior era de 3,5 polegadas. De acordo com a Apple, o iPhone 5 é o smartphone mais fino do mundo. A saturação das cores também melhorou, sendo 44% superior à do iPhone 4S. A tecnologia Retina display continua presente no celular.

A câmera também foi renovada. Com resolução de 8 MP, ela agora apresenta melhor desempenho com pouca luz e está 40% mais rápida na captura da imagem. É possível fazer imagens panorâmicas de 28 megapixels no novo equipamento. A câmera frontal suporta o recurso Face Time (chamadas em vídeo) em HD (720 p), rodando na rede 3G com o iOS 6 – antes, o recurso só funcionava em redes Wi-Fi.