Vendas de carros importados recuam 28,1% em um ano
As empresas filiadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) encerraram abril com 11.917 carros emplacados no Brasil, número 12,8% inferior ao de março, que teve 13.666 vendas. Na comparação anual a queda foi mais drástica, de 28,1%: em abril de 2011 as marcas da Abeiva venderam 16.573 veículos importados. Os dados […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As empresas filiadas à Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) encerraram abril com 11.917 carros emplacados no Brasil, número 12,8% inferior ao de março, que teve 13.666 vendas. Na comparação anual a queda foi mais drástica, de 28,1%: em abril de 2011 as marcas da Abeiva venderam 16.573 veículos importados. Os dados foram anunciados nesta segunda-feira (14), em São Paulo (SP).
Na leitura da associação, a culpa é do IPI elevado para modelos que vêm de fora do eixo Mercosul-México, em vigência desde dezembro de 2011.
“Os primeiros sinais da influência da alta do IPI começam a aparecer”, diz Flavio Padovan, presidente da entidade. “Registramos queda de 12,8% em abril, enquanto o mercado anotou desaceleração de 13,8%. Mas na comparação anual a queda foi de 28,1% para a Abeiva e 10,3% no setor automotivo em geral”.
O quadro tende a piorar, segundo Padovan, porque os estoques de importados sem repasse do IPI devem se esgotar entre maio e junho, forçando as empresas a aumentarem os preços ao consumidor.
O dado do quadrimestre também é desfavorável às importadoras. Com 47.380 unidades, elas perderam 9,2% ante as 52.161 emplacadas entre janeiro e abril de 2011. É um valor maior que os 3,1% da queda geral do mercado.
A participação de mercado — cujo percentual relativamente baixo vem sendo usado como argumento da Abeiva para mostrar que o IPI elevado é desnecessário — também sinaliza retração: foi de 4,87% no mês passado, contra 6,07% em abril de 2011. Comparando os quadrimestres, a participação recuou de 4,96% para 4,66%.
No entanto, o número de concessionárias cresceu entre janeiro e abril, de 848 pontos de venda para 882 — ressalvando que se tratam de contratos firmados em 2011. Segundo a Abeiva, cerca de 35 mil pessoas trabalham para as marcas filiadas em todo o Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Está em busca de emprego? McDonald’s está com 30 vagas abertas em Campo Grande
As vagas são para pessoas com ou sem deficiência, e para candidatos com ou sem experiência
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Conselheira de Batayporã fica ferida após veículo oficial se envolver em acidente na MS-134
As informações apontam que o carro oficial foi fechado por uma carreta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.