Vendas aumentam em março no comércio da Capital

As vendas do comércio da Capital fecharam o mês de março com crescimento. A pesquisa do Departamento de Pesquisa e Estatística (DEPE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) estimou aumento de 3,54% das vendas, quando comparado ao mesmo período de 2011. Os indicadores do comércio campo-grandense no mês passado apontam alta de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As vendas do comércio da Capital fecharam o mês de março com crescimento. A pesquisa do Departamento de Pesquisa e Estatística (DEPE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) estimou aumento de 3,54% das vendas, quando comparado ao mesmo período de 2011.

Os indicadores do comércio campo-grandense no mês passado apontam alta de 4,98% nas transações a prazo e queda de 16,36% nas aquisições à vista realizadas com cheques, quando confrontados com o mesmo período de 2011. Na comparação com fevereiro desse ano, as vendas a prazo cresceram 10,34% e as transações à vista, tiveram queda de 8,4%. Os números refletem análise de amostra da base de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

“O bom desempenho de março foi favorecido pelo fato do Carnaval 2012 ter caído em fevereiro, já que esse é um momento que não beneficia o varejo em geral, e sim o setor de turismo, pois o mês acaba tendo menos dias úteis para as pessoas comprarem. O período avaliado também foi positivo quando comparado a março de 2011, pois a data festiva no ano passado caiu exatamente nesse mês,” explica o primeiro secretário da ACICG, Roberto Oshiro.

A avaliação do DEPE também mostra que o índice médio de vendas em 2011, teve aumento de 6,86% em relação a 2010. Para este ano, a estimativa está entre 4% e 5%, caso o PIB cresça entre 3% e 3,5%, conforme previsto.

Inadimplência

No balanço da inadimplência do mês passado, conforme a base de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o índice apurado foi de 4,24%, enquanto que em março de 2011 a estatística era de 4,38%. Todavia, quando comparamos a média do trimestre, observamos aumento no indicativo. O primeiro trimestre de 2012 apresentou média de 3,64%, enquanto que, no mesmo período de 2011, o número apurado foi de 2,72%. 

Conteúdos relacionados