Os brasileiros vão desembolsar, desde o primeiro dia de 2011 até as 21h45 desta sexta-feira (20) os primeiros R$ 100 bilhões com o pagamento de tributos federais, estaduais e municipais, de acordo com dados do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Com o total arrecadado até esta sexta, é possível pagar mais de 160 milhões de salários mínimos ou fornecer medicamentos para todos os brasileiros por mais de 38 mil meses.

Outras aquisições

O dinheiro ainda permite comprar 3,7 milhões de carros populares, mais de 83 milhões de notebooks e mais de 90,9 milhões de geladeiras simples.

Ainda seria possível construir quase 3 milhões de casas populares de 40 metros quadrados, mais de 7,2 milhões de salas de aula equipadas, mais de 347 mil postos de saúde equipados ou mais de 2 milhões de postos policiais.

Além disso, poderiam ser construídos mais de 1,080 milhão de quilômetros de redes de esgotos e serem pagas mais de 714 milhões de Bolsas Família, considerando o benefício no valor de R$ 70, e plantar mais de 20 bilhões de árvores.

Impostômetro

O painel do Impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005 e está instalado no prédio da sede da ACSP. Também pela (www.impostometro.com.br), qualquer cidadão pode acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros aos governos federal, estadual e municipal, de acordo com os estados e municípios.

O sistema informa ainda o total de impostos pagos desde janeiro do ano 2000 e faz estimativas de quanto será pago até dezembro deste ano.