Vara do Trabalho de São Gabriel recebe Processo Judicial eletrônico em julho

A partir do dia 22 de julho será implantado na Vara do Trabalho de São Gabriel do Oeste o novo sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), método que trará maior praticidade para o profissional lidar com processos e, consequentemente agilizar a resolução. Além da cidade da região Norte do Estado, o novo sistema também será […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A partir do dia 22 de julho será implantado na Vara do Trabalho de São Gabriel do Oeste o novo sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe), método que trará maior praticidade para o profissional lidar com processos e, consequentemente agilizar a resolução.

Além da cidade da região Norte do Estado, o novo sistema também será implantado no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em Mato Grosso do Sul, as informações foram confirmadas pelo presidente da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/MS, Leopoldo Lopes.

Como funciona?

O PJe é um sistema de informática desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais para a automação do Judiciário, e foi lançado oficialmente em 21 de junho de 2011 pelo ministro Cezar Peluso, presidente do CNJ. Na época, presidentes de tribunais de todo o país participaram de uma apresentação detalhada do sistema e receberam um manual para auxiliar os técnicos na instalação dos software.

O PJe é um software elaborado pelo CNJ a partir da experiência e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros. O objetivo principal do CNJ é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais pelos magistrados, servidores e demais participantes da relação processual diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.

Conteúdos relacionados