Em novembro do ano passado, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) encaminhou ofício ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) solicitando a inclusão dos turismólogos na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O turismólogo é o profissional de nível superior que conhece, analisa e estuda o turismo em sua totalidade. A profissão só foi reconhecida recentemente no País, por meio da Lei 12.591, de 18 de janeiro de 2012.

Como resposta, o MTE enviou ao gabinete do parlamentar um documento assinado por Cláudia de Carvalho Paiva, chefe da Divisão de Classificação Brasileira de Ocupações (DCBO), informando que o órgão já contratou uma entidade de pesquisa que realizará a atualização da CBO e que a ocupação de turismólogo será incluída ainda no exercício de 2012.

Para o deputado, a inclusão da profissão na Classificação Brasileira de Ocupações representa mais um passo importante na valorização e reconhecimento da categoria. “A CBO é o sistema que o Brasil utiliza para classificar as profissões. Não se trata de reconhecimento legal da profissão, até porque isso já foi feito por lei federal. A questão é que essa inclusão é uma reivindicação antiga dos turismólogos, pois proporciona inclusão social, gera estatísticas mercadológicas, média salarial e, sobretudo, pode estimular a abertura de novos postos de trabalho no setor público e privado”, explicou Vander.