Vale-Universidade possibilita a idoso realizar o sonho de ser um advogado

Concluir um curso de nível superior é o sonho de muita gente, e às vezes por dificuldades financeiras o sonho vai sendo adiado ao longo dos anos. Foi o que aconteceu com Ademir Fonseca, 60 anos, que por diversas vezes parou de estudar, chegando a ficar longe dos estudos por 30 anos. Mas agora, graças […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Concluir um curso de nível superior é o sonho de muita gente, e às vezes por dificuldades financeiras o sonho vai sendo adiado ao longo dos anos. Foi o que aconteceu com Ademir Fonseca, 60 anos, que por diversas vezes parou de estudar, chegando a ficar longe dos estudos por 30 anos. Mas agora, graças ao benefício social do Programa Vale-Universidade, o acadêmico vai finalmente se formar no curso de Direito.

O programa do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) tem o objetivo de dar oportunidade para o estudante universitário de baixa renda aprimorar a formação profissional, mediante concessão do benefício social.

Ademir conta que foram longos 30 anos sem estudar, e no ano 2000 decidiu recomeçar mesmo com dificuldades financeiras, mas firme no objetivo de ser um advogado. Entretanto, estudava dois semestres e parava um, pois não conseguia pagar a mensalidade do curso.

Após conhecer o Programa Vale-Universidade o sonho de concluir o ensino superior começou a se tornar realidade. “Quando surgiu a oportunidade de ingressar no Vale-Universidade foi uma dádiva na minha vida, pois o programa me deu a possibilidade de concluir um curso superior, sem ele eu não teria condições de fazer”, afirma.

Além de auxiliar financeiramente, o programa dá oportunidade de garantir capacitação profissional por meio dos estágios em funções importantes dentro do Poder Legislativo, Judiciário e Executivo, além de ONGs. Executado pela Superintendência de Projetos Especiais (Suproes) o programa segue um rigoroso monitoramento para acompanhar de perto o desenvolvimento do acadêmico durante esse período.

O acadêmico de Direito diz que o estágio foi fundamental para pôr em prática o estudo da teoria, do conhecimento da doutrina no dia-a-dia de uma delegacia de polícia. “Há 2 anos faço estágio numa delegacia e essa experiência está sendo muito válida, pois aprendo na prática o que estudo no curso, e isso é possível pelo Programa Vale-Universidade que tem essa exigência, e nos beneficia pois enriquece ainda mais o nosso aprendizado em sala de aula”, destaca o estudante.

Aumento do benefício

A partir deste ano, o programa paga até 90% da mensalidade dos acadêmicos em universidades particulares, antes o auxílio chegava a 70%. O benefício ficou maior porque a contribuição financeira do governo aumentou de 50% para 70% do valor da mensalidade. Somados aos 20% que já são oferecidos de desconto pelas instituições de ensino parceiras, resta ao acadêmico desembolsar somente 10% do pagamento, em vez de 30% como era antes. O Vale-Universidade beneficia atualmente 1.137 acadêmicos, selecionados conforme os critérios de prioridade entre os inscritos.

 

Conteúdos relacionados