Um vagão histórico restaurado para atendimento ao turista foi retirado na manhã deste domingo (02) para a continuação das obras da Orla Ferroviária ao lado da Morada dos Baís, em Campo Grande.

Segundo Diego Cavalarim, da Fundac (Fundação Municipal de Desporto e Apoio à Cultura), o vagão tem cerca de 27 toneladas e deve ser removido até o fim da manhã. O trecho entre as avenidas Calógeras e Ernesto Geisel estará interditado até às 12h, sentido centro-bairro.

Com 55% da obra concluída, a Orla Ferroviária, trecho dos antigos trilhos entre as avenidas Afonso Pena e a Mato Grosso, é financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 4,3 milhões.

A ciclovia de um quilômetro está pronta, assim como feita a drenagem, iluminação, implantada rede de esgoto; foi feito o alinhamento dos dormentes, colocados bancos e pérgolas, segundo assessoria de comunicação da Prefeitura de Campo Grande.

O serviço entrou na fase de acabamento no trecho entre a avenida Afonso Pena e a rua Marechal Cândido Mariano com a execução de paisagismo (plantio de grama; espécies arbustivas e palmeiras pindó).

Entre a rua Cândido Mariano e a avenida Mato Grosso, está quase pronto o assentamento de pedra portuguesa na ciclovia, calçadas e rampas executadas dentro das normas de acessibilidade; execução de escadas; instalação de proteção lateral nos taludes, rampas e escadas; conclusão das áreas de estar com o assentamento de porcelanato e instalação dos bancos e pergolados; execução de deck de madeira sobre a estrutura metálica dos viadutos; paisagismo (grama, palmeira pidó e espécies arbustivas); traffic calmming em todos os cruzamentos.