A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será aberta em Campo Grande no próximo sábado (16), às 8 horas, na Unidade Básica de Saúde do Parque do Sol. A campanha se estenderá até o dia 6 de julho, com 114 postos de vacinação, fixos e volantes., Na Capital, a meta é vacinar no mínimo 95% da população com menos de cinco anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias), que hoje chega a 70 mil mil crianças. Ano passado foram imunizadas 58.700. Em Mato Grosso do Sul a meta é imunizar 203.327 crianças.

No sábado haverá postos de vacinação nos terminais Aero Rancho e Coronel Antonino; nas principais redes de Supermercado (Comper, Extra, Wal-Mart, ) e trailler ficará estacionado no canteiro central da entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho.

Todas as crianças deverão ser imunizadas com a vacina oral poliomielite, independentemente de tê-la recebido anteriormente. A vacinação é indiscriminada, sendo que as doses administradas em crianças menores de dois meses não deverão ser consideradas como doses válidas, devendo o responsável, ser orientado a retornar ao serviço de saúde, para iniciar o esquema.

A vacina induz à boa imunidade intestinal e humoral. Confere proteção contra os três sorotipos do poliovirus I, II e III, e sua eficácia é em torno de 90% a 95% com a administração de uma dose. A vacina é trivalente e contém uma suspensão dos vírus da poliomielite atenuados dos tipos I, II e III (cepas Sabin), independente do laboratório de origem.

Em cada dose de 0,1 ml são encontrados princípios ativos não menores do que:,

• poliovirus atenuados tipo I: 1 milhão CCID50

• poliovirus atenuados tipo II: 100 mil CCID50

• poliovirus atenuados tipo III: 600 mil CCID50

O Brasil realiza este ano o 33º ano de campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e o 23º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990.