Geral

Vaca cria três bezerros de uma só vez em sítio de Naviraí

Quando cheguei e vi os três bezerros quase não acreditei. Fiquei realmente surpreso com a chegada dos trigêmeos”, declarou o administrador do sítio

Arquivo Publicado em 25/07/2012, às 15h45

None
1253938443.jpg

Quando cheguei e vi os três bezerros quase não acreditei. Fiquei realmente surpreso com a chegada dos trigêmeos”, declarou o administrador do sítio

Um fato inusitado aconteceu no início da tarde de terça-feira, 24 de julho, no Sítio Cascavel localizado nas proximidades da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Naviraí. Na propriedade onde 15 vacas leiteiras são criadas, uma delas pariu três bezerros de uma só vez. De acordo com o administrador do sítio nasceram de uma só vez dois bezerros machos e uma fêmea.


A vaca que deu a luz aos três bezerrinhos é de raça Jersey. A vaca passou por uma inseminação que ocorreu no mês de novembro. A vaca está em sua terceira cria no sítio e tem 6 anos de idade. “Esperávamos um bezerro, como normalmente ocorre. Quando cheguei e vi os três bezerros quase não acreditei. Fiquei realmente surpreso com a chegada dos trigêmeos”, declarou Donieide, que administra o sítio.


A vaca produz em média 15 litros/dia e segundo o administrador a prioridade são os bezerros, que aparentemente nasceram saudáveis. “Vamos cuidar com muito carinho da mãe e seus três filhos. A natureza sempre nos surpreende”, diz o administrador.


Um veterinário consultado pela reportagem explicou que em algumas situações semelhantes, é normal que algum dos bezerros ou até a própria vaca venha a morrer em decorrência do parto, mas não é o caso, visto que os três bezerros a vaca estão bem.


Gado Jersey


É uma raça de pequeno porte, usada principalmente como gado leiteiro, dada a qualidade de seu leite em termos de gordura e sólidos não gordurosos. Adapta-se bem a regiões de alta e de baixa temperatura, o que viabilizou sua expansão como gado leiteiro em várias partes do mundo, sendo a segunda raça mais utilizada para este fim.


No Brasil, o Jersey foi introduzido em 1896 no Rio Grande do Sul pelo grande pecuarista e embaixador J.F. de Assis Brasil. Posteriormente, face a expansão territorial do Jersey no Rio Grande do Sul, esta tarefa passou a ser executada pela Secretaria da Agricultura. Estudos comprovam que a expansão da raça no país foi rápida.

Jornal Midiamax