Quando cheguei e vi os três bezerros quase não acreditei. Fiquei realmente surpreso com a chegada dos trigêmeos”, declarou o administrador do sítio

Um fato inusitado aconteceu no início da tarde de terça-feira, 24 de julho, no Sítio Cascavel localizado nas proximidades da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de . Na propriedade onde 15 vacas leiteiras são criadas, uma delas pariu três bezerros de uma só vez. De acordo com o administrador do sítio nasceram de uma só vez dois bezerros machos e uma fêmea.

A vaca que deu a luz aos três bezerrinhos é de raça Jersey. A vaca passou por uma inseminação que ocorreu no mês de novembro. A vaca está em sua terceira cria no sítio e tem 6 anos de idade. “Esperávamos um bezerro, como normalmente ocorre. Quando cheguei e vi os três bezerros quase não acreditei. Fiquei realmente surpreso com a chegada dos trigêmeos”, declarou Donieide, que administra o sítio.

A vaca produz em média 15 litros/dia e segundo o administrador a prioridade são os bezerros, que aparentemente nasceram saudáveis. “Vamos cuidar com muito carinho da mãe e seus três filhos. A natureza sempre nos surpreende”, diz o administrador.

Um veterinário consultado pela reportagem explicou que em algumas situações semelhantes, é normal que algum dos bezerros ou até a própria vaca venha a morrer em decorrência do parto, mas não é o caso, visto que os três bezerros a vaca estão bem.

Gado Jersey

É uma raça de pequeno porte, usada principalmente como gado leiteiro, dada a qualidade de seu leite em termos de gordura e sólidos não gordurosos. Adapta-se bem a regiões de alta e de baixa temperatura, o que viabilizou sua expansão como gado leiteiro em várias partes do mundo, sendo a segunda raça mais utilizada para este fim.

No Brasil, o Jersey foi introduzido em 1896 no Rio Grande do Sul pelo grande pecuarista e embaixador J.F. de Assis Brasil. Posteriormente, face a expansão territorial do Jersey no Rio Grande do Sul, esta tarefa passou a ser executada pela Secretaria da Agricultura. Estudos comprovam que a expansão da raça no país foi rápida.