Usuários apontam falhas em aplicativos do Ministério das Cidades para motoristas
Preocupado com os altos índices de acidentes de trânsito no país, o Ministério das Cidades, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), criou dois aplicativos para celulares que auxiliam o usuário e evitam que ele transgrida leis de trânsito. O mais popular deles, o Onde Tem Taxi Aqui, foi lançado durante o carnaval. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Preocupado com os altos índices de acidentes de trânsito no país, o Ministério das Cidades, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), criou dois aplicativos para celulares que auxiliam o usuário e evitam que ele transgrida leis de trânsito. O mais popular deles, o Onde Tem Taxi Aqui, foi lançado durante o carnaval. A ideia é ajudar o cidadão a encontrar um ponto de táxi próximo ao local onde estiver evitando assim que ele dirija depois de beber.
O outro aplicativo, chamado Mão no Volante, bloqueia as chamadas enquanto o usuário estiver dirigindo e envia uma mensagem para quem ligou: “Estou dirigindo. Ligo mais tarde”. A mensagem é padrão, mas pode ser personalizada. A ideia é conscientizar os motoristas a não falarem ao telefone enquanto dirigem.
A reportagem da Agência Brasil pediu a três estudantes de Brasília que testassem, na última sexta-feira (1º) e no sábado (2), os dois aplicativos. No geral, a avaliação foi positiva, mas eles apontaram falhas que podem desmotivar o uso dos recursos.
Para Pedro Duarte, 22 anos, que usa o celular constantemente, o Mão no Volante tirou uma preocupação. “É chato você não poder atender ao telefone. O toque às vezes irrita e também é perigoso. Com o aplicativo, o telefone não toca e quem me ligou recebe mensagem, assim todo mundo fica informado”, disse.
Entretanto Pedro afirma que, duas pessoas não receberam a mensagem de alerta. “Ativei o programa normalmente, mas ela só bloqueou a chamada, quem me ligou não recebeu o aviso. Acho que esse tipo de falha desacredita o aplicativo”, contou.
Já Carlos Duarte, 19 anos, disse que essa falha não aconteceu com ele. “O programa funcionou perfeitamente, não tive nenhum tipo de problema”, disse.
Para Marcos Augusto Brandão, 23 anos, o aplicativo que mais agradou foi o Onde Tem Táxi Aqui. Ele afirmou que conseguiu pegar um táxi às três da manhã em menos de dez minutos. “Estava saindo de um bar na Asa Sul e usei o serviço. Aparece o número da empresa bem rápido. E o táxi também não demorou a chegar”, disse acrescentando que conseguir táxi em Brasília é uma tarefa difícil.
Mas Brandão encontrou algumas falhas. Em Taguantiga, cidade a 20 quilômetros do centro de Brasília onde o estudante mora, o aplicativo não mostrou o ponto de táxi mais próximo. “Sei que tem um ponto bem perto da minha casa, mas ele não apontou esse, só mostrou o que tem no centro de Taguatinga.”
Em mensagens deixadas na página de download do aplicativo na internet, os usuários avaliam que o banco de dados do sistema é limitado e que, por vezes, não informa sobre pontos de táxis conhecidos e mais próximos. Em nota, o Ministério das Cidades informou que estuda com os desenvolvedores do programa a ampliação do banco de dados, assim como a inclusão de novas funções, como a que permite aos usuários marcar pontos de táxis que não constem no sistema.
O aplicativo Onde Tem Táxi Aqui está disponível para celulares com sistema operacional Android e para Iphones. Já o Mão no Volante só pode ser usado por quem tem Android. O Ministério das Cidades estuda parcerias com outras plataformas para ampliar o acesso aos serviços.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.