A Universidade de São Paulo foi eleita a melhor instituição de ensino superior latino-americana, de acordo com o ranking Top Universities, do grupo britânico QS. Além da USP, a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparecem entre as dez melhores da lista, no terceiro e no oitavo lugares, respectivamente.

Entre as 25 maiores universidades da América Latina, o Brasil aparece com nove instituições, que incluem a Universidade Federal de Minas Gerais (13º lugar), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (14º lugar), Universidade Federal de São Paulo (15º lugar), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (a Unesp, em 17º lugar), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (18º lugar) e a Universidade de Brasília (25º lugar).

Além das universidades brasileiras, a pesquisa cita instituições do Chile, México, Colômbia e Argentina como destaques entre as 10 melhores. No documento anexo à pesquisa, o ensino superior brasileiro é apontado como “motor” do seu potencial de crescimento econômico.

A Quacquarelli Symonds (QS) é uma consultoria britânica especializada em educação com sede em Londres. Seus rankings mundiais de universidades são publicados desde 2004 em parceria com a publicação Times Higher Education Supplement.