O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) entrega amanhã, 28 de dezembro, a Usina de Beneficiamento de Leite do Urucum, que passou por inúmeras obras, inclusive de ampliação, readequação e reestruturação. A partir de agora, ela terá condições de produzir diariamente cerca de oito mil litros de leite pasteurizado durante a safra, e quatro mil litros na entressafra. O ato está marcado para 10 horas, no assentamento Urucum.

Implantada em 1.992 pela Prefeitura em parceria com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), a usina, durante este período, passou por inúmeros processos para melhor atender os produtores de leite da região, fomentando a produção e promovendo a organização da cadeia produtiva.

Após reforma total, inclusive com ampliação e reestruturação, a Prefeitura, durante este ano, fez a aquisição de peças para manutenção e reposição dos equipamentos, como do pasteurizador e da iogurteira, além de melhorias na banca de gelo, instalação de uma caldeira, de uma bomba d’água e bomba sanitária, além da instalação de uma nova rede elétrica.

Somente nesta última etapa, a Prefeitura investiu cerca de R$ 550 mil. Com a entrada em funcionamento, a usina terá condições de gerar renda aos pequenos produtores rurais dos assentamentos da região pantaneira.