Duas funcionárias de um zoológico japonês morreram nesta sexta-feira após serem atacadas por ursos pardos que fugiram da jaula, informou a TV pública “NHK”.

Depois da descoberta, seis dos ursos foram abatidos por caçadores. As autoridades, no entanto, ainda investigam se há mais animais soltos e aconselharam os moradores do local, na província de Akita (norte), que não saiam de suas casas.

As duas mulheres trabalhavam na área dos ursos do parque Nacional Towada-Hachimantai, a 20 quilômetros de Kazuno, ao norte de Akita. O corpo de uma das trabalhadoras, de 76 anos, foi achado no chão junto a uma das jaulas com uma mordida grande em uma das pernas, informou a Polícia local.

As autoridades e outros funcionários encontraram a porta da jaula aberta e repararam que vários ursos pardos tinham fugido. Diante do fato, as autoridades alertaram os moradores da região a permanecerem em suas casas, fecharam estradas e espalharam patrulhas de policiais e bombeiros para procurar os animais em fuga.

Pouco depois foi achado o corpo da outra mulher, de 69 anos, também com mordidas. Ao menos seis ursos foram abatidos com armas de fogo por caçadores.

A fazenda de ursos de Towada-Hachimantai abrigava 38 ursos pardos. Em poucos dias, estava prevista a abertura aos visitantes, após a conclusão do período de fechamento anual, que se estende do fim de outubro ao fim de abril.