As urnas que serão utilizadas na votação paralela do segundo turno em Campo Grande serão sorteadas neste sábado, 27, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, a partir das 09 horas. Essa votação é realizada por meio de amostragem e serve para identificar o funcionamento das urnas sob condições normais de uso.

Desta vez, o sorteio será de duas urnas da Capital, que seriam utilizadas nas eleições oficiais. Feito o sorteio, essas urnas são retiradas do local de onde se encontram, geralmente já na posse dos presidentes da seção, sendo substituídas por outras.

A votação paralela é um procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para confirmar a segurança da urna eletrônica e ocorre sempre no dia do pleito. No mesmo dia e hora da votação oficial, fiscais verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital.

Todo esse processo é acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. Todos esses passos são filmados. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.