Geral

Urnas para votação paralela do 2º turno serão sorteadas neste sábado

As urnas que serão utilizadas na votação paralela do segundo turno em Campo Grande serão sorteadas neste sábado, 27, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, a partir das 09 horas. Essa votação é realizada por meio de amostragem e serve para identificar o funcionamento das urnas sob condições normais de […]

Arquivo Publicado em 26/10/2012, às 20h45

None

As urnas que serão utilizadas na votação paralela do segundo turno em Campo Grande serão sorteadas neste sábado, 27, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, a partir das 09 horas. Essa votação é realizada por meio de amostragem e serve para identificar o funcionamento das urnas sob condições normais de uso.



Desta vez, o sorteio será de duas urnas da Capital, que seriam utilizadas nas eleições oficiais. Feito o sorteio, essas urnas são retiradas do local de onde se encontram, geralmente já na posse dos presidentes da seção, sendo substituídas por outras.



A votação paralela é um procedimento adotado pela Justiça Eleitoral para confirmar a segurança da urna eletrônica e ocorre sempre no dia do pleito. No mesmo dia e hora da votação oficial, fiscais verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital.



Todo esse processo é acompanhado por representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.



Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.



Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. Todos esses passos são filmados. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor.


Jornal Midiamax