Aluno do Colégio São Miguel, o ladarense Febiano Jesus Melo Rodrigues, acadêmico do sétimo período da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS Campus Pantanal) embarca em julho para a Itália com uma Bolsa de Estudo do programa Ciências sem Fronteiras e um sonho concretizado. Fará estágio de um ano na Universitàdegli Studi di Pisa (Universidade de Pisa). Aprovada no mesmo programa, a acadêmica corumbaense Fernanda Bogado, da UFMS, fará estágio na Universidade de Roma. Para aprovação foram avaliados a nota do Enem, histórico da graduação, currículo lattes e uma carta de apresentação. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Educação são parceiros na iniciativa de intercâmbio em ciência e tecnologia.

Febiano, de 22 anos, intercala as aulas do curso de Biologia na UFMS com um estágio na Gerência de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado de Ladário. Na UFMS, iniciou seus estudos no laboratório de Zoologia e hoje desenvolve trabalhos no laboratório de Ecologia. Desenvolve um projeto intitulado Biologia e Taxonomia de Invertebrados aquáticos, focado na área da Limnologia (estudo de águas continentais).

“Por meio dos trabalhos desenvolvidos em laboratório tive a oportunidade de participar de congressos nacionais, regionais e locais, contribuindo para o crescimento de meu currículo, e todas as viagens para participações em congressos foram financiadas pela PREAE/IPEV da UFMS”, avaliou o acadêmico. “Um dos meus grandes incentivadores foi o professor William Marcos da Silva, que me abriu as portas e me ensinou os primeiros passos no mundo científico”, lembrou.

Ele se considera um estudante abençoado por receber uma oportunidade tão importante para seu futuro. “Sou grato a todos os meus professores da UFMS e à minha família.Além de um enriquecimento curricular, vou ter o privilégio de conhecer profissionais desenvolvendo grandes trabalhos com uma infraestrutura bem avançada, o que vai expandir os horizontes de minha mente, despertando novas ideias para futuros trabalhos”, avaliou. Divulgação Febiano Rodrigues faz estágio na Gerência de Meio Ambiente de Ladário

Filho de Jurandir Rodrigues, militar da reserva da Marinha, e de Trinidade Rodrigues, dona de casa, Febiano completou o ensino médio em Corumbá, no Colégio Santa Teresa e no Tenir. “Com certeza toda a bagagem absorvida nessa experiência pretendo transferir para o Brasil no meu retorno, e assim contribuir para a preservação do meio ambiente”, afirmou.

O universitário ladarense já está de malas prontas. Precisa chegar a Pisa, na Itália, no final de julho e se apresentar ao UfficioRelazioniInternazionali (Gabinete de Relações Internacionais) no dia 30 de julho para receber as boas vindas, matricular-se e em seguida procurar moradia, que poderá ser república, apartamento ou casa de família. Durante sua estada, todas as despesas correrão por conta do programa Ciências sem Fronteiras. De 6 a 31 de agosto Febiano fará um curso intensivo de italiano oferecido pela Universidade de Pisa aos calouros. As aulas devem começar em setembro.