Na abertura das falas na manhã desta terça-feira (6), durante o evento de entrega dos Kits Calouro que integra a programação de ‘Recepção aos calouros 2012’ da UFGD, a professora doutora, Ceres Moraes, Coordenadora Especial de Ações Comunitárias e Assuntos Estudantis – COAE, destacou o compromisso da comunidade acadêmica com a manutenção da qualidade técnica e científica e, principalmente, nas relações com a sociedade.

“A UFGD tem projeto de ensino inclusivo e de excelência e isso não pode ser para uma parcela da população, para poucas pessoas, e sim para o conjunto da sociedade”, disse a coordenadora enfatizando a importância da cota social na UFGD, que destina 25% das vagas no processo seletivo Vestibular para alunos oriundos de escolas públicas e que insere filhos de trabalhadores no ensino superior. “E isso é uma conquista da sociedade brasileira e um projeto que orgulha muito a UFGD”.

Ceres pediu aos novos acadêmicos que participem efetivamente desse grandioso projeto, que é o da construção da Universidade de excelência, e de formação de cidadãos para uma sociedade igualitária nas principais demandas da sociedade, como saúde, educação, cultura. “O ensino superior não pode ser um privilégio”.

No final, a coordenadora agradeceu o empenho de técnicos-administrativos, acadêmicos veteranos, dos coordenadores de curso, professores, diretores de faculdades que se dedicam, todos os anos, para que a ‘Recepção aos calouros’ seja um sucesso.

APRESENTAÇÕES

Abriu a ‘Recepção aos calouros 2012’ da UFGD, o poeta douradense Emanuel Marinho que declamou poemas de sua autoria sendo, novamente, ovacionado pelos mais de 800 acadêmicos presentes no período da manhã.

O artista aproveitou o momento para deixar o seu recado aos calouros: “Plantem as suas sementes para contribuir com a nossa cidade, com o nosso país, cada um com a sua profissão”.

E, no encerramento do evento, os professores da UFGD Paulo Custódio de Oliveira e Losandro Antonio Tedeschi deram um show de música interpretando várias canções. Depois do bis e de muitas palmas, o evento de entrega do kit teve o registro da foto da turma por curso.

PROGRAMAÇÃO CONTINUA

Nesta quarta-feira, dia 07 de março, a programação de ‘Recepção aos calouros 2012’ da UFGD continua com uma palestra do DETRAN sobre Educação no Trânsito, às 9h e às 19h30, no auditório da Unidade 2.

No dia 08, haverá plantio de árvores no campus às 8h e o show de recepção às 20h, na Unidade 1, com a banda Sarravulho e participação do curso de Artes Cênicas e da bateria Hedionda, do curso de Direito.

E nos dias 12 e 15, às 8h e às 19h30, a COAE/UFGD apresentará aos calouros todos os programas da Assistência Estudantil e que podem ter a participação dos acadêmicos.