Através de PIBIC-EM, estudantes terão acesso a laboratórios, linhas de pesquisa e contato com cientistas da Universidade.

Estimular a participação em atividades de pesquisa científica e tecnológica. Essa é a ideia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), está concedendo bolsas de estudos a estudantes de escolas públicas e técnicas de Dourados interessados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM).

Serão concedidas 70 bolsas de estudo, com duração de 12 meses (fevereiro de 2012 a janeiro de 2013). O valor da bolsa é fixado em R$ 100,00 (cem reais) mensais, que serão creditados em conta corrente especifica aberta no Banco do Brasil em nome do estudante.

O estudante deve estar regularmente matriculado e dispor de, no mínimo, 8 horas semanais para as atividades vinculadas à bolsa. Ele também não poderá ter vínculo empregatício e a deve possuir frequência igual ou superior a 80%, além de ter desempenho satisfatório, conforme o boletim escolar.

INSCRIÇÃO

As inscrições dos estudantes deverão ser entregues pessoalmente na Coordenadoria de Pesquisa da UFGD/Unidade I (Rua João Rosa Góes, nº1761, Vila Progresso). A ficha de inscrição do aluno está disponível no site da UFGD e pode ser acessa da pelo link http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads

As inscrições deverão ser entregues até o dia 31 de janeiro de 2012 contendo:

    a) Ficha de inscrição devidamente preenchida;
    b) Histórico escolar do estudante do ano de 2011 emitido pela escola;
    c) Comprovante de matrícula do estudante no ano letivo corrente emitido pela escola;
    d) Documento pessoal do estudante: RG ou comprovante de solicitação junto ao órgão responsável no município; e
    e) Documento pessoal do estudante: CPF ou comprovante de solicitação junto ao órgão responsável no município.

Através do Programa, a UFGD pretende fazer com que estudantes do Ensino Médio conheçam laboratórios, linhas de pesquisa, e possam ter contato com cientistas da Universidade. Além de estimular a cultura científica entre os jovens, dessa forma, a UFGD também se aproxima desse público, divulgando seus cursos e as carreiras que alunos podem seguir dentro da Universidade.

Mais informações estão no Edital do Programa, acessado pelo link:
http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/editais/Edital%20Pibic%20EM%202012.pdf