Na próxima quinta-feira (3) de maio, às 19h30, no auditório da OAB Dourados será realizada a palestra “Evolução histórica dos Direitos Humanos”, com Ailton Stropa Garcia, autor de diversos livros e juiz aposentado, e Matheus de Carvalho Hernandez, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A mesa terá como mediadora a Prof. Dra. Kênia Hilda Moreira, da Faculdade de Educação da UFGD.

A palestra faz parte do projeto de extensão “Cidadania e Direitos humanos: contribuições para a cultura da paz no ambiente escolar”, coordenado pela Profa. Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques, da Faculdade de Educação da UFGD.

O projeto tem por objetivo principal promover debates e reflexões sobre as questões relacionadas à Cidadania e Direitos Humanos a fim de potencializar as ações pedagógicas voltadas para a cultura da paz no ambiente escolar e na sociedade.

Articulado, principalmente com a linha de pesquisa “Educação e Diversidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFGD, o projeto visa à discussão sobre as dimensões da Cidadania e os fundamentos dos Direitos Humanos, debates iniciados no século XVII e XVIII, com a positivação dos primeiros documentos que visaram à proteção e a garantia da dignidade da pessoa humana, e que ainda permanecem merecedores de atenção assumindo um caráter contemporâneo, uma vez que a luta pela manutenção dos direitos adquiridos e pela garantia de novos direitos permanecem.

Para a coordenadora do projeto, professora Drª. Eugenia Portela de Siqueira Marques, a escola é o locus para se trabalhar a valorização do ser humano, resgatando a importância os direitos conquistados historicamente pela sociedade e a importância de seu exercício para o fortalecimento da cidadania, visando à promoção de mudanças atitudinais na escola, na universidade e na sociedade em prol de uma cultura pela paz e a não violência.

A palestra é direcionada aos acadêmicos das universidades de Dourados, educadores, alunos das escolas públicas, técnicos e gestores da área de educação e sociedade em geral.