Com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) apontou pelo 5º ano seguido a UFGD como a primeira universidade de Mato Grosso do Sul em qualidade, entre instituições públicas e privadas, além de continuar sendo a 3ª da região Centro-Oeste. A informação foi divulgada ontem (10) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Os resultados avaliados se referem ao ano de 2011, tendo a UFGD alcançado IGC contínuo de 3,41 (índice que vai de 0 a 5) e conceito 4 (as faixas vão de 1 a 5), enquanto a maioria das instituições sul-mato-grossenses teve conceito 3 e índice contínuo abaixo de 2,9. Desde que passou a ser avaliada, em 2007, a instituição se mantém como a melhor do Estado.

A avaliação considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, e é a somatória do Conceito Preliminar de Curso – dados do Enade e do Censo da Educação Superior –, no que se refere à graduação, e da Nota Capes, no que se refere à pós-graduação. Também conta no resultado do IGC o percentual de títulos dos docentes da instituição.