A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) unidade de Glória de Dourados recebeu nesta semana a de dois livros intitulados: “Surdez, Cognição Visual e Libras: estabelecendo novos diálogos” e “Educação de Surdos: ensaios pedagógicos”, de autoria de Luiz Albérico Barbosa Falcão, que é professor da Universidade Federal de Pernambuco. Falcão desenvolve projetos de e extensão voltados para acessibilidade e inclusão social junto à comunidade em situação de risco, escolares, pessoas com deficiência e seus familiares e tem livros publicados na área da cognição visual, formação docente e educação de surdos que é tema discutido no curso de Licenciatura em Geografia.

Segundo a professora Valéria, docente do curso de Geografia da Unidade de Glória de Dourados, “as pesquisas que Luiz Albérico Barbosa Falcão vêm desenvolvendo em Pernambuco são extremamente relevantes para pensar a educação de surdos no Brasil. As reflexões que o autor desperta em suas obras são angustiantes, quando analisamos o contexto e a realidade dessa educação. Quando fui por ele instigada a pensar a perspectiva de construção e debates dos conceitos da Geografia junto aos alunos surdos, notei a extrema fragilidade como as diversas e complexas categorias de análise geográficas são pensadas por esses alunos”, diz a docente.

As obras doadas pelo autor têm como foco a educação especial numa leitura multidisciplinar e convidativa para a reflexão e quebras de paradigmas.

Os livros estão disponíveis para a comunidade acadêmica e externa na Biblioteca da UEMS/Unidade de Glória de Dourados. Para contato com o autor, os interessados podem enviar mensagem para [email protected] .