UEMS promove palestra sobre questões raciais em Campo Grande

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) promove no próximo dia 4 uma palestra em Campo Grande ministrada pelo professor Dr. Jocélio Teles Santos, da Universidade Federal da Bahia. O evento acontecerá na Escola de Governo Municipal de Campo Grande – avenida Ernesto Geisel, 4009 – a partir das 19h30. A palestra é […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) promove no próximo dia 4 uma palestra em Campo Grande ministrada pelo professor Dr. Jocélio Teles Santos, da Universidade Federal da Bahia. O evento acontecerá na Escola de Governo Municipal de Campo Grande – avenida Ernesto Geisel, 4009 – a partir das 19h30.

A palestra é uma ação conjunta entre a Divisão de Inclusão e Diversidade/Proec/UEMS e dos grupos de pesquisa Geppes/UCDB (Grupo de Pesquisa sobre Políticas de Educação Superior) e Gepegre/UEMS (Grupo de Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia) com a finalidade de discutir sobre as Ações Afirmativas focalizando, sobretudo, a implementação da Lei N 10.639/2003 que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

De acordo com os organizadores, apesar dos nove anos da publicação da lei, ainda não se pode afirmar que ela tem sido cumprida nas escolas brasileiras. “É de suma importância que militantes dos movimentos sociais e, principalmente, professores, alunos universitários dos cursos de formação de professores, bem como os alunos da Educação Básica e familiares reflitam quanto ao seu papel, seus limites e possibilidades para o reconhecimento da importância da cultura africana no Brasil, das condições econômicas precárias a que estiveram e ainda estão submetidos a maioria da população negra do nosso País, além é claro para o combate ao racismo”, diz o comunicado dos organizadores.

Conteúdos relacionados