UEMS intensifica verticalização e recebe aprovação de mais um mestrado profissional
O ano está acabando, mas as conquistas da UEMS continuam ecoando pelos corredores da universidade. A mais nova boa noticia veio da unidade universitária de Campo Grande que teve aprovado pela Capes um programa de mestrado profissional em Letras, cuja primeira turma será selecionada e iniciará os trabalhos já no ano que vem. O novo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ano está acabando, mas as conquistas da UEMS continuam ecoando pelos corredores da universidade. A mais nova boa noticia veio da unidade universitária de Campo Grande que teve aprovado pela Capes um programa de mestrado profissional em Letras, cuja primeira turma será selecionada e iniciará os trabalhos já no ano que vem.
O novo programa, que na UEMS será coordenado pela professora Maria Leda Pinto, é uma proposta construída em rede, por um total de 35 instituições de todo o país, tais como USP, Unicamp, UFRJ, entre outras. A UEMS fez parte da comissão central de elaboração do projeto representando os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Coordenação Nacional do Programa será desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
No âmbito dessa proposta, a Capes aprovou a abertura de um total de mil vagas que serão distribuídas entre as instituições participantes. A estimativa é que a UEMS abra cerca de 25 vagas na primeira turma.
O mestrado profissional atenderá a professores dos ensinos fundamental e médio que estejam atuando na rede pública. O objetivo é qualificar esses profissionais de forma com que eles consigam aplicar os conhecimentos adquiridos na pós-graduação em sala de aula. O novo programa do qual a UEMS faz parte atuará na linha geral de Práticas de Ensino de Línguas e Literatura.
“A UEMS se destaca mais uma vez como instituição compromissada com a educação básica. Juntamente com as áreas de Educação e Matemática, a área de Letras da UEMS vem oferecer uma grande contribuição à educação básica”, diz a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Carla Centeno e completa: “Essa vitória não seria possível sem o compromisso desses profissionais que vem se dedicando a nossa universidade, com produção e muito trabalho, pois, sem estes, nossa instituição não estaria inserida nesse seleto grupo”.
Nota da qualidade
O mestrado profissional em Letras oferecido na UEMS/Campo Grande já surge com uma avaliação de qualidade acima da média. “É muito comum que os programas sejam implantados com nota 3, que é o mínimo exigido pela Capes, nosso programa está nascendo com nota 4, o que é um reconhecimento da qualidade do projeto e de todos os profissionais envolvidos”.
As notas atribuídas pela Capes aos programas de pós-graduação brasileiros vão de 1 a 7, sendo que as notas 1 e 2 significam desempenho fraco, abaixo do padrão mínimo de qualidade requerido. Os programas com esse nível de desempenho não obtêm a renovação do reconhecimento de seus cursos de mestrado e doutorado. A nota 3 representa um desempenho regular, atende o padrão mínimo de qualidade exigido. Já a nota 4 é classificada pela Capes como um bom desempenho.
Verticalização
A nova aprovação marca um ano de intensa verticalização na educação superior desenvolvida na UEMS. Em 2012 a Universidade conquistou seu primeiro doutorado e três novos mestrados, em Agronomia (Cassilândia), mestrado profissional em Educação (Campo Grande) e este mais recente profissional em Letras. “Todas essas conquistas mostram a qualidade dos nossos cursos, dos professores e de todos os envolvidos no desenvolvimento da Universidade. Ampliar nossos programas de pós-graduação significa dar condições para que a sociedade sul-mato-grossense tenha oportunidades de buscar qualificação profissional e acadêmica de qualidade sem precisar se deslocar para outros Estados como acontecia antigamente”, ressalta o reitor Fábio Edir.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.