A Uefa vai investigar supostos cantos racistas durante as partidas da Euro 2012 entre Espanha x Itália e x República Tcheca, informou a organização nesta terça-feira. “Após o fornecimento de novas informações independentes hoje, a respeito de dois casos de supostos cantos racistas nos entre Espanha x Itália e Rússia x República Tcheca, a Uefa está agora realizando novas investigações”, disse a organização em comunicado.

“Não há, no entanto, nenhum processo disciplinar aberto neste momento.”

A imprensa disse que o atacante italiano Mario Balotelli foi vítima de cantos racistas durante a partida do Grupo C contra a Espanha em Gdansk, no domingo. O zagueiro da República Tcheca Theodor Gebre Selassie disse a jornalistas que tinha “notado” cantos racistas dirigidos a ele na abertura do jogo de abertura do Grupo A com a Rússia, em Wroclaw.

Nenhuma queixa oficial foi feita à Uefa por Itália ou República Tcheca. A Uefa está em estado de alerta elevado para incidentes de racismo durante o campeonato de seleções realizado entre 8 junho e 1º julho.

A entidade escreveu na segunda-feira aos prefeitos de cidades da Polônia e Ucrânia que sediam as sessões de treinamento da Euro 2012 para pedir maior presença policial a fim de evitar um comportamento racista de torcedores.

Alguns membros da seleção holandesa queixaram-se de ouvir barulhos de macaco em uma sessão de treino aberto no estádio de Wisla, em Cracóvia, na semana passada, quando dezenas de milhares de poloneses foram para assistir.

Em um caso separado, a Uefa abriu processo disciplinar contra a Associação de Futebol Croata por incidentes durante o jogo de abertura do Grupo C contra a Irlanda em Poznan, no domingo. A Uefa disse que os croatas foram acusados de efetuar disparos e lançar fogos de artifício e mísseis e invasão do campo.