A Justiça Eleitoral aperfeiçoou o sistema informatizado de registro e divulgação das pesquisas eleitorais para 2012. A ferramenta que será utilizada nas eleições deste ano foi disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como as regras sobre a realização, registro e divulgação de pesquisa eleitoral.

O Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) já está disponível nos portais dos tribunais eleitorais para as empresas ou entidades que pretendem realizar pesquisa de intenção de voto relativa às eleições municipais de 2012. Além do registro, o sistema também permite consulta às pesquisas registradas e validação de código de registro de pesquisas eleitorais. O procedimento poderá ser realizado a qualquer tempo, independente do horário de funcionamento do Cartório Eleitoral.

Segundo o TSE, a partir do dia 5 de julho de 2012, último dia para o registro de candidatos às eleições municipais, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas feitas mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.