Tribunal da Tunísia condena Ben Ali a mais 20 anos de prisão
Uma corte militar da Tunísia condenou à revelia o presidente deposto Zine al-Abidine Ben Ali a 20 anos de prisão, nesta quarta-feira, por incitar “assassinatos e saques” durante uma tentativa da polícia de tirar o sobrinho dele do país durante a revolta do ano passado. O caso envolve a morte de quatro manifestantes, que foram […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma corte militar da Tunísia condenou à revelia o presidente deposto Zine al-Abidine Ben Ali a 20 anos de prisão, nesta quarta-feira, por incitar “assassinatos e saques” durante uma tentativa da polícia de tirar o sobrinho dele do país durante a revolta do ano passado.
O caso envolve a morte de quatro manifestantes, que foram baleados pela polícia na cidade costeira de Wardanein, enquanto tentavam evitar que Qais Ben Ali –que agora está preso na Tunísia– fugisse no dia 15 de janeiro de 2011, um dia depois de o presidente deixar o país.
Diversos assessores de Ben Ali também receberam condenações de 5 a 10 anos de prisão, afirmou a agência oficial de notícias TAP.
Ben Ali, que fugiu para a Arábia Saudita enquanto os protestos tomavam conta da Tunísia, já foi condenado a décadas de prisão, também à revelia, sob acusações que variam de corrupção à tortura, além de enfrentar outras acusações.
No mês passado, um promotor do Exército da Tunísia exigiu que a pena de morte fosse imposta ao ex-presidente por sua atuação no assassinato de centenas de manifestantes nas cidades do país onde a Primavera Árabe começou no ano passado.
Há, porém, poucas indicações de que o governo saudita está disposto a extraditar Ben Ali.
O governo da Tunísia enfrenta persistentes críticas por causa se seu fracasso em persuadir a Arábia Saudita a entregar Ben Ali e sua esposa Leila Trabelsi, uma ex-cabeleireira cujo estilo de vida luxuoso passou a ser visto pelos tunisianos como símbolo de uma era corrupta.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.